Papai Noel peso de porta passo a passo

Veja o que você vai precisar:

- 50 cm de algodão cru
- 50 cm de tecido estampado creme
- 50 cm tecido xadrez vermelho e preto
- 50 cm malha fina vermelha
- 30 cm de soft cru ou carneirinho
- Feltro preto
- 2 contas redondas pretas
- Lã creme ou branca
- Fibra acrílica
- Manta acrílica
- 1 kg de pedrisco ensacado
- Linha para bordar, nas cores preta, cru e vermelha
- Linha de crochê, nas cores preta, cru e vermelha
- Cortador
- Tesoura
- Pistola de cola quente

Passo a passo

Pegue a tesoura e corte um retângulo de 46 x 31 cm de tecido creme. Agora posicione, ainda com a tesoura, as tiras de fita. Posicione-as na transversal e nas laterais sobre o tecido, como está indicando a imagem. Costure as fitas no tecido à maquina ou com pesponto.
Vire o tecido no avesso e comece a costurar, sendo à máquina, as extremidades mais largas. Utilizando a agulha e a linha vermelha, vá pespontando uma das extremidades mais curtas e puxe a linha como se fosse fazer um fuxico. Depois arremate.
Para iniciar a fazer o interior da base, pegue a tesoura e corte 40 x 25 cm de algodão cru. Faça a união das extremidades mais largas e, na máquina, costure as bordas deixando uma pequena abertura para despejar o pedrisco. Preencha com 1 kg de pedrisco e com agulha e linha branca, pesponte para fechar.
Pegue a manta acrílica e envolva o saquinho de pedrisco como está mostrando a imagem.
Agora insira o rolinho, formado com a manta acrílica e o saquinho de pedrisco dentro do saco que você criou no primeiro passo. Pegue a agulha e a linha vermelha para alinhavar a extremidade, fechando como se fosse um fuxico.
Pegue a tesoura e corte 26 x 13 cm de tecido xadrez. Corte também duas tiras de 7 x 13 cm de algodão cru. Na máquina, você irá costurar o algodão no tecido xadrez e dobrará ao meio como está mostrando a imagem.
Pegue a caneta para fazer o risco do molde dos bracinhos do Papai Noel na peça. Faça de forma que as mãos ocupem as extremidades. Na máquina, você irá costurar sobre o risco. Deixe uma pequena abertura no centro do tecido xadrez.
  – Veja também um post  bem legal sobre como fazer embalagem de presente de Natal passo a passo.
Pegue a tesoura e recorte os excessos de tecido em toda a volta da peça. Deixe uma margem de meio centímetro.
Desvire a peça, puxando o lado interior pela abertura deixada em um passo anterior. Agora você irá encher o tecido com a fibra acrílica e utilizando a agulha e a linha vermelha, irá pespontar a abertura do tecido xadrez. Dê um ponto nos punhos, como está indicando na imagem.
Pegue a tesoura e corte dois retângulos de 18 x 16 cm do algodão cru: duas tiras de 18 x 10 cm do feltro preto. Na máquina, você irá costurar as laterais de 18 cm do feltro e do algodão. Depois dobre ao meio. Repita o mesmo procedimento nos dois pedaços que sobraram.
Pegue a caneta e transfira o risco das pernas no feltro e algodão (já unidos). Faça de forma que os pés fiquem no feltro. Agora utilizando a máquina, você irá costurar sobre o risco, deixando uma pequena abertura na parte superior da perna.
Agora é preciso que você corte os excessos de tecido, deixando meio centímetro de margem.
Insira a fibra acrílica na abertura até que encha todo o pé. Pegue a agulha e a linha preta para dar um ponto no tornozelo e modelar a peça.
Na hora de compor os punhos e tornozelos você irá cortar quatro pedaços de soft cru em duas medidas. Observe que dois pedaços serão o punho e terão 6 x 11 cm. Os outros dois pedaços formarão a barra da calça e terão 6 x 15 cm cada. Utilizando a máquina, una as extremidades menores dos quatro pedaços de um jeito que a parte felpuda fique para o lado de dentro.
Agora desvire as extremidades abertas das peças, faça de uma forma que a parte felpuda fique exposta e recubra toda a parte interna. No momento de fechar, você irá costurar as duas pontas com agulha e a linha branca, em modo ziguezague.
Pegue os punhos (menores) e barras (maiores) prontos e encaixe nos devidos lugares no corpinho do Papai Noel. Não precisa colar ou até mesmo costurar.
Para criar a cabeça, você irá riscar o molde em duas camadas de algodão cru e costurar no risco com pesponto ou até mesmo a máquina.  É importante deixar a abertura na parte indicada. Pegue a tesoura e com ela corte os excessos. Desvire. Com a manta acrílica, é só encher a peça.
Na hora de compor o narizinho, corte o algodão cru no molde correto. Com agulha e a linha cru, faça um fuxico. Preencha o interior do fuxico com fibra acrílica para encher, antes de fechar. Costure na parte central do rosto o nariz. Para fazer os olhinhos, você irá prender com agulha e linha cru duas contas pretas acima do nariz. Para dar um acabamento bacana você marca as bochechas com blush de sua preferência.
Hora de fazer a barba! Envolva três dedos da mão com 10 voltas da linha de lã. Depois, envolva novamente 10 voltas de linha, mas dessa vez em somente dois dedos. Faça de novo este processo em dois dedos da mão. Você terá um novelo grande e dois pequeninos. Agora amarre cada um dos três novelos com a própria linha de lã, como está indicando na imagem. Para o bigode, envolva 5 voltas de linha em dois dedos e amarre formando um 8.
Com alfinetes, você prende os novelos da barba, sendo que o maior ficará no centro e os dois menores dos lados. Prenda o bigode acima da barba e esconda todo o tecido do rosto.
Na hora de fazer o capuz, você passa o risco sobre duas camadas de malha fina vermelha. Na máquina, você irá costurar sobre o risco de acordo com o molde. Corte os excessos em uma margem de meio centímetro. Depois desvire escondendo a costura. Dobre a abertura fazendo o que será uma aba do capuz.
Encaixe o capuz na cabeça e depois cole com pontos de cola quente.
Agora dobre um pedaço tecido xadrez e fala o corte de acordo com o molde, respeitando sempre a posição da dobra de acordo com a indicação no molde. Faça a abertura no tecido cortado e depois realize um franzido na parte superior (menor). Na parte inferior (maior), você irá costurar com a máquina: uma tira de tecido soft de 4×20 cm.
Faça a dobra na barra de tecido soft e costure na máquina, deixando exposta toda a parte lisa.
Na hora de montar a peça completa, você irá prender com um alfinete os braços centralizados na base. Depois prenda com alfinetes as pontas das pernas na parte de trás da base. Toda a extensão das pernas e da base deverá ser alinhavada. Posicione os pés na parte da frente, abaixo das mãos.
Também com alfinetes, prenda a capa na parte de trás da base, para esconder o início das pernas. Dobre as laterais da capa para dentro e alinhave na base, de um jeito que esconda os fiapos do tecido.
Com cola quente você cola a cabeça.
idéia daqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário